Constituintes da atmosfera
-Principais fatores da poluição
- Mudanças climáticas global
Ao longo do tempo vem aumentando a preocupação com o meio que vivemos.
A principal forma de abordarmos a preservação ambiental é investindo na conscientização através da educação: “educar para salvar o planeta”, na maior parte do mundo o sistema educacional na orientação dos seus currículos ignora a importância da proteção ao ambiente, o respeito pela biodiversidade, assim como, aos direitos humanos. Em 2005 a educação para o desenvolvimento sustentável veio a tona como uma proposta da UNESCO como possível salvação. A educação para o desenvolvimento sustentável, educação esta, destinada a preparar para o futuro pretende nos preparar para esses desafios. Ressalta as noções de paz, igualdade e respeito pelo próximo, assim como, pelo ambiente natural e social.
O novo modelo de educação torna os estudantes conscientes de sua interdependência em relação aos outros seres e a natureza. Também nos dá autonomia com oferta de conhecimentos, competências e valores, somos assim, agentes de mudanças.
Constituintes da atmosfera
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade (Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução n° 03/90).
Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de fontes fixas (indústrias, usinas termoelétricas, incineradores de lixo, vulcões) e móveis (veículos automotores, trem, avião, embarcação marítima). Dentre os poluentes naturais, estão as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada