Climatologia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
ATMOSFERA TERRESTRE
(APOSTILA 05)
Professor: Expedito José Ferreira
DISCIPLINA:
CLIMATOLOGIA
PERÍODO:
1º SEMESTRE - 2012
MONTES CLAROS – MG
ABRIL – 2012
ATMOSFERA TERRESTRE
Professor Expedito José Ferreira
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Atmosfera é um conjunto de gases, vapor d’água e partículas, constituindo o que se chama ar, que envolve a superfície da Terra. Como vimos anteriormente, não existe um limite superior para a Atmosfera, no sentido físico, verificando -se apenas uma progressiva rarefação do ar com a altitude.
No âmbito da Meteorologia, geralmente se considera que a atmosfera terrestre possui de 80 a 100 km de espessura. Essa camada, predominantemente gasosa, é muita delgada quando comparada ao raio médio do planeta. Representa apenas cerca de 1,6% de seu raio. A porção mais importante da Atmosfera, sob o ponto de vista meteorológico, não alcança 20 km de altitude, o que representa apenas 0,3 % do raio da Terra.
Características Peculiares da Atmosfera:
As características peculiares da atmosfera, apresentadas pelos estudiosos
Meteorologia, acham-se descritas a seguir:
em
As partículas sólidas, massas líquidas e elementos gasosos misturam -se na atmosfera, conferindo-lhe características peculiares. Somente em ocasiões especiais ocorrem reações fotoquímicas, de resto trata-se de simples mistura.
Os gases rarefeitos da alta atmosfera, sujeitos a altas temperaturas, caracterizam outro estado da matéria: o PLASMA, concentrando quantidades extraordinárias de energia - verdadeiro desafio para os físicos que se dedicam ao estudo desse assunto.
O plasma é com umente chamado como sendo o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso. Ele é produzido quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas. À medida