Constituicao de 1988
Camila de Oliveira Nicoletti
Caroline Ludovico Garcia
2°N2
Constituição de 1988
Aracruz
2014
EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz
Camila de Oliveira Nicoletti
Caroline Ludovico Garcia
2°N2
Constituição de 1988
Trabalho para avaliação do trimestre na disciplina de Filosofia.
Aracruz
2014
Introdução
A Constituição Federal Brasil de 1988, também conhecida como a Constituição Cidadã, foi a sétima constituição do Brasil desde a Independência. Elaborada por 558 constituintes durante 20 meses, ela foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Possui 245 artigos, dividida em nove títulos. Esta Constituição é considerada a mais completa, principalmente, no sentido de garantir os direitos a cidadania para o povo brasileiro.
Desenvolvimento
A constituição de 1988 é atual carta magna da republica federativa do Brasil, foi elaborada no espaço de 20 meses por 558 constituintes entre deputados e senadores da época. Pela proteção conferida aos cidadãos em geral em diversos aspectos (politico, econômico, trabalhista, social e cultural), a Constituição de 1988 tornou-se conhecida também como Constituição Cidadã.
A constituição esta organizada em nove títulos que abriu 245 artigos dedicados a temas como princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, organização do estado, dos poderes, defesa do estado e das instituições, tributação e orçamento, ordem econômica e financeira e ordem social.
A preocupação do cidadão é claramente uma resposta ao período histórico diretamente anterior ao da promulgação da constituição, a chamada ditadura militar. O residente da republica foi oque ocorreu com Aleixo, o vice-presidente civil de Artur da Costa e Silva , que foi impedido de assumir a presidência.
Em relação asConstituições anteriores, a Constituições de 1988 representou um avanço. As modificações mais