constitucional profiss o reporter
Mat. 10010383 4ªMA
Dir. Constitucional
Pesquisar no sitio eletrônico da rede Globo, o programa Profissão Repórter, exibido há cerca de 15 dias sobre a atuação e violência das policias militares no Brasil, e após assistir tal programa, elaborar uma resenha critica cotejando (comparando) com as competências constitucionalmente estabelecidas aos policias militares.
“ Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 5º As policias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil
§ 6º As policias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reservas do Exército, subordinam-se, juntamente com as policias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.” (CF/88)
No intuito de garantir o bem estar social protegendo o cidadão e a coletividade do perigo como também de manter a ordem da segurança pública contra as possíveis ameaças foi atribuída estas difíceis missões para a Polícia Militar. Esta categoria, marginalizada pela sociedade que passa por extremos de “mocinho” a “vilão” em fração de segundos, sofre com leis benéficas ao criminoso enquanto que o agente em plena atividade de polícia sofre com abusos e assédios tanto dentro como fora do recinto da instituição. Acuados. Esta uma palavra que pode expressar o verdadeiro sentimento de um policial que se despede de seus entes queridos sem saber se ao termino da exaustiva jornada de trabalho poderá voltar para o seio familiar. O policial vestido do poder conferido pelo Estado parte as ruas onde terá de lidar com conflitos sociais realçados pela própria ausência estatal, pois este ausente nas medidas sociais básicas ao individuo como a educação. A toda