Constipação segundo medicina chinesa
CURSO DE BIOMEDICINA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
OSMAR FILHO
CONSTIPAÇÃO SEGUNDO A MEDICINA CHINESA
Paulo Renzo Guimarães Júnior
TERESINA PI,
2011
Paulo Renzo Guimarães Júnior
CONSTIPAÇÃO SEGUNDO A MEDICINA CHINESA
Relatório referente a obtenção de nota avaliativa da disciplina Estágio Supervisionado II em Acupuntura Auricular, no Hospital Aliança Casamater, ministrada pelo professor esp. Osmar Ferreira da Silva Filho, do Curso de Biomedicina da Faculdade Aliança.
TERESINA PI,
2011
INTRODUÇÃO
Constipação intestinal crônica é problema muito comum, com definições variáveis entre profissionais da saúde e pacientes (WALD, 2006). Para quem presta assistência à saúde, a constipação corresponde a frequência de evacuação inferior a três vezes por semana. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa constipação é a deposição difícil, com fezes duras e secas, uma vez a cada vários dias e que pode estar acompanhada de sintomas tais como: Cefaléia, vertigens, cansaço fácil, náuseas, palpitações, etc. (Garcia, 2003).
Este estudo de caso por acupuntura auricular demonstra um caso de contipação intestinal em adulto e visa traçar um padrão de tratamento para a doença.
Para a medicina ocidental, a constipação se divide em três casos distintos, a constipação intestinal simples, a síndrome do colón irritável com constipação e a constipação intestinal crônica. Esta última segundo pesquisa realizada por Higgins; Johanson (2004), afirma que a prevalência de adultos constipados na América do Norte varia de 1,9 a 27,2%, com média de 14,8%, e estende-se em maior quantidade nas mulheres numa proporção de 2,2 : 1.
A constipação crônica e refratária a tratamento, também tem sido atribuída em crianças à hipersensibilidade alimentar, por exemplo à proteína de leite de vaca (CARROCCIO; IACONO, 2006). Todavia, em adultos está ligado geralmente a causas endócrino-metabólicas, neurológicas e medicamentosas (SANTOS JÚNIOR, 2005).
História de abuso