Constantino
Slide 2: O imperador dizia as pessoas o que fazer e falando como ser o melhor cidadão. Ele ordenava que todos, inclusive Constantino que fizesse sacrifícios, pois ele acreditava que a unidade do império dependia dos deuses pagãos.
Slide 3: o cristianismo estava atraindo os romanos e ameaçando os planos do imperador, seus devotos adoram Jesus Cristo. A força de roma dependia da religião romana e os cristãos ameaçava isso. Certamente havia cristãos no exército e na corte imperial.
Slide 4: O imperador exigiu que todos os soldados fizessem sacrifícios a deuses romanos, mas muitos recusaram. A desobediência era punida com a morte, Constantino percebia o medo e a discórdia que as reformas do imperador provocavam. Não demorou para que a discórdia se espalhasse além do exército.
Slide 5: A perseguição contra os cristãos causou uma crueldade, os oficiais romanos que aplicavam o édito quando encontrava resistência deviam levar os acusados ao tribunal para tortura-los e obrigados a renunciar ao cristianismo. Mesmo Constantino não concordando com a perseguição ele devia se curvar ao imperador para sucede-lo. slide 6: Após saber que não seria o sucessor do imperador, Constantino viajou para encontrar seu pai Constâncio, que era muito mais relaxado em sua forma de governar. Em 305 D.C. os dois foram ate a Britânia para lutarem contra uma tribo que era um desafio para Constantino e seu pai. A saúde de Constância estava abalada, Constantino com seus feitos militares ganhou a luta, mas não pode salvar a vida de seu pai, tornando o novo imperador. Em um império que a morte do governador costumava provocar violência e jogos de poder,