Constantes, variáveis e tipos primitivos
Assim, o identificador em questão não pode mais ser utilizado para manipular o valor anteriormente associado. Um identificador que pode ter a sua associação com um valor refeita zero ou mais vezes é chamado de variável. Se uma variável não tiver ainda um valor associado, então dizemos que ela está indefinida. Ao escrevermos uma aplicação podemos associar um valor a um identificador e especificar que tal associação não pode mais ser desfeita. Neste caso dizemos que tal identificador representa uma constante.
Uma aplicação pode manipular valores de naturezas distintas tais como caracteres, inteiros e reais. O uso pretendido de uma variável deve ser declarado para orientar o compilador no processo de análise sintática do "código fonte" (isto é, código escrito em uma linguagem de programação de alto nível de abstração) e de geração de "código objeto" (isto é, código em linguagem de máquina). A declaração de uso pretendido se dá através da definição de um tipo para cada identificador utilizado para representar um valor. Um tipo caracteriza o universo de valores válidos que podem ser associados a identificadores definidos como sendo do tipo em questão.
Caracteres válidos em C
Letras A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
Dígitos 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Símbolos ~ ! @ # % ^ & * ( ) _ - + = | \ { } [ ] : ; " ' < > , . ? / especiais Regras para a construção de identificadores (exemplo:
_b3)
Uma combinação de 1 a 31 letras, dígito ou