consorcio modular
O intuito do presente trabalho é explanar o funcionamento do consórcio modular. Estaremos adotando como exemplo o modelo de consórcio modular implementado pela Volkswagen Caminhões, instalada na cidade de Resende no Rio de Janeiro, e algumas práticas do mesmo modelo na Volkswagen Automóveis em São Bernardo do Campo.
2. O CONSÓRCIO MODULAR E A FÁBRICA DE CAMINHÕES DA VW
A constante busca,por parte das empresas nacionais e multinacionais, por vantagenscompetitivas, tem sido a meta no Brasil na última década. Especificamente nas montadoras, os parques industriais estavam ultrapassados quanto à organização do trabalho: os layouts não facilitavam grandes mudanças e o gigantismo dos complexos fabris tornava a administração maislenta e com dificuldades de logística. Aos poucos as montadoras foram procurando soluções paraseus problemas específicos. Algumas construíram unidades em outros estados, outras cidades,buscando sempre o aprimoramento dos seus processos e serviços. Os riscos do trabalho nomodelo Just-in timeestavam atrelados a fornecedores responsáveis tanto aos termos de prazoquanto qualidade do produto. Diante desse cenário, a empresa Volkswagen do Brasil desenvolveu, em 1995/1996, uma forma de processo produtivo chamado Consórcio Modular. Esse sistema consiste em uma parceria entre empresa e fornecedores.
A Volkswagen é a responsável pelo edifício enquanto os parceiros são responsáveis pelos móveis (BUENO apud WOMACK; JONES, 1998,2).
O desafio da