Consolidação
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
2.1 Alcance...................................................................................................................4
3 REGISTRO CONTABIL 4
4 ASPECTOS TRIBUTÁRIOS 7
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade, como não poderia deixar de ser, é uma ferramenta fundamental para a administração e controle nas empresas do setor hoteleiro, abrangendo hotéis, pousadas, flats, spas, motéis, dormitórios, hospedarias e albergues. Através dela é que chegamos aos registros capazes de suprir as necessidades da gerência e os interesses de outros usuários.
A NBC-T 10.6 dita os procedimentos a serem adotados na elaboração do plano de contas, contemplando as receitas, custos e despesas por tipo de serviço ou unidade de produção. Logo, o plano de contas deve ser elaborado de forma a discriminar as contas por departamento do hotel, divididos em hospedagem, lavanderia, restaurante e bar, além de outros como lazer, turismo, aluguel de equipamentos, de salas de reuniões e de auditórios para eventos. Essa preocupação tem por finalidade enriquecer ao máximo em detalhes as informações prestadas pela contabilidade através de suas demonstrações contábeis e outras que se fizerem necessárias para cada caso.
2 OBJETIVO
Esta norma estabelece critérios e procedimentos específicos de avaliação e de registro contábil de entidade hoteleira.
2.1 Alcance
A entidade hoteleira é prestadora de serviços cujas atividades principais são: hospedagem, lavanderia, comunicações, alimentação de copa, de restaurante e bar, além de outras como lazer, turismo, aluguel de equipamentos, de salas de reuniões e de auditórios para eventos, bem como do aluguel de suas instalações para outras finalidades específicas.
A entidade hoteleira pode assumir diversas formas ou denominações, tais como hotéis, pousadas, flats, spas, motéis,