Considere A Relação Entre Comunicação E Expressão Em Um Texto Não Verbal
No conteúdo de Estudos Disciplinares III, tive a oportunidade de absorver conhecimentos sobre textos verbais e não verbais e conteúdo de expressão.
Em um texto, temos relação entre plano de conteúdo e expressa, ou seja, um significado (conteúdo) e um sistema de linguagem, sendo verbal ou não verbal.
Nos textos não verbais, temos um conteúdo de expressão muito nítida, pois será através das expressões que teremos entendimento de tal.
Textos não verbais são todos aqueles que temos ausência de muita escrita, porém temos a necessidade de uma imagem, música, artes plástica, ou seja, aquela que utiliza outros sinais que não sejam as palavras para estabelecer uma comunicação. Temos como um exemplo os sinais utilizados pelos surdos-mudos, pois constituem um tipo de linguagem não verbal.
Tivemos conhecimento sobre textos sincréticos (aquele que mistura as duas linguagens – verbal e não verbal.
No conteúdo na qual estudamos ao decorrer dos Estudos Disciplinares III, tivemos como principal objetivo como uma linguagem sincrética, foram as charges, pois as mesmas possuem uma relação entre imagem e palavra que se complementam. Na charge temos a linguagem visual, pois o elemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargista pretende passar. É claro que, na maioria das vezes, às imagens se alia a linguagem verbal para enriquecer o discurso elaborado e temos também a intertextualidade, pois uma charge nunca será auto-explicativa. O discurso chargístico - como todos os discursos - está associado a outros discursos, uma rede de acontecimentos que o contextualizam com determinada situação da sociedade. Muitas charges dialogam com notícias e editoriais do próprio jornal em que foram publicadas. Essa interdiscursividade é utilizada pelo chargista geralmente de forma implícita, o que