considerações
No último parágrafo apresente uma postura critica e refletxiva sobre os resultados do Estágio, com base na fundamentação teórica estudada.
Os dados obtidos na pesquisa permitem inferir que a Literatura Infantil pode contribuir para o processo de desenvolvimento da criança, quando a atividade de contar e recontar histórias transcende à relação conformadora da criança e constrói uma dinâmica interativa e emancipadora com ela. A linguagem aparece como instrumento mediador durante os movimentos interativos com as crianças e com seus pares; no entanto, a linguagem oral não é a única maneira de a criança se expressar; em seu universo, percebe-se o gesto, risos, expressões faciais, movimentos corporais que se constituem como as múltiplas linguagens dela. Durante a atividade de contar e recontar a história, pouco espaço foi dado à escuta da “voz da criança” e à interação criança-criança. As crianças sempre que interagem revelam as suas emoções, o entusiasmo pela história e demonstração de afeto entre si. Os resultados em geral indicam que a professora não tem reconhecido a linguagem enquanto espaço de recuperação do sujeito. Este estudo pretende avançar as discussões acerca da concepção de linguagem em sua característica enquanto espaço de recuperação e a visibilidade que as professoras têm dado às crianças durante as práticas pedagógicas em Instituições de Educação Infantil.
No dia dois de junho de dois mil e quatorze, observei a turma de três anos, da EMEF.Telbio Farias Cardoso, está localizada no distrito de Santa Rosa no município de Capivari do Sul.
Fui muito bem recebida pela turma, cantaram a musiquinha de chegada, ‘Boa Tarde Coleguinha Como Vai’, em seguida a