A informação meteorológica e a sua aplicabilidade no desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido baiano
Naíara Mota dos Santos naiara.mota29@hotmail.com Universidade Estadual de Feira de Santana
Manuel Cabalar Fuentes manuel.cabalar@gmail.com Universidade Estadual de Feira de Santana
INTRODUÇÃO
É fato que o clima é um fator muito importante para as sociedades humanas. Seus efeitos podem se apresentar em diversos seguimentos das atividades humanas, com bastante influêncianas práticas na agricultura. O estudo do Clima e do Tempo pode ser feito através da Meteorologia e da Climatologia observando as condições atmosféricas a curto e longo prazo. Seguindo essa vertente, “entende-se por tempo o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar e clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de tempo de aproximadamente 30-35 anos” (AYOADE, 1996).
A importância do estudo dessas duas ciências se dá a partir do momento em que o homem se acha insuficiente de lidar com os acontecimentos naturais de caráter atmosférico apenas com seus próprios conhecimentos, precisando do auxílio de tecnologias que possa lhe trazer informações mais precisas. É nesse contexto que surgem as estações meteorológicas com a função de trazer informações que possibilitam conhecimentos verídicos de um período de tempo tanto momentâneo quanto futuro.
Essas estações podem ser classificadas em convencionais ou automáticas. Segundo o INMET (2013), as estações meteorológicas convencionais:
[...] é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc.), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo e este os envia a um centro coletor por um meio de comunicação qualquer.
E as estações meteorológicas automáticas, segundo o INMET (2013):
[...] é composta de uma