Considerações sobre o debate
Sara Evellyn Oliveira das Neves
O grupo CONTRA a globalização discorreu a respeito de vários temas relevantes e apresentaram um domínio do tema satisfatório. Primeiramente falou-se que a globalização causa a diminuição da diversidade cultural. Demonstraram assim, que ela não é apenas um fenômeno econômico, abrange também a cultura e a política.
Um outro tópico relevante apresentado pelo grupo CONTRA foi a escassez de emprego, uma vez que os países desenvolvidos costumam trocar a mão de obra por máquinas. Achei este um argumento válido pois é o chamado desemprego estrutural.
O grupo ainda discorreu acerca da mão de obra farta nos países que recebem os imigrantes de países subdesenvolvidos; escassez dos recursos naturais; interdependência entre os países globalizados; uso de mão de obra mais barata; falta de mão de obra qualificada; desigualdade; polarização econômica; desemprego; desvalorização econômica. Porém, raramente citaram algum exemplo concreto, alguma aplicação prática do que eles estavam falando. Causando assim uma sensação de argumentos superficiais e sem embasamento.
Já o grupo A FAVOR deu bastante ênfase para a questão da Internet. Afinal, a expansão da globalização se deve, principalmente, aos recursos oferecidos pelas tecnologias de informação. Achei muito interessante eles terem correlacionaram os avanços da internet com os da medicina, abordaram a disseminação do conhecimento médico para todas as partes do mundo.
Eles afirmaram que a globalização gerou uma maior integração entre os países, causou uma maior integração social e difusão de informação e a diminuição do desemprego.
Trouxeram vários exemplos, usando o Brasil como referência. Na última parte do debate, onde cada grupo tinha 1 minuto para fazer suas considerações finais acerca dos temas propostos na tela, o grupo A FAVOR aparentou mais calma, coerência, organização do que o grupo CONTRA.
Votei para que o grupo A FAVOR ganhasse o debate pois eles mostraram um