Considerações sobre "Rabiscos Poéticos"
Ellen Oliveira
Nesse texto, pretendo conversar sobre meu singelo livro intitulado
“Rabiscos Poéticos”, que teve sua primeira edição publicada pela BOOKESS
Editora, em maio de 2013. Esta obra reúne algumas poesias de minha autoria que considero meus primeiros rabiscos diante do fazer literário. Não sou capaz de revelar se essas poesias foram feitas a partir de sentimentos realmente vividos por mim, ou se tem sua criação dentro dos limites do fingimento poético. No entanto, mesmo que eu pudesse revelar tal questionamento, assim não o faria, pois se o fizesse acabaria tirando essa mágica que é fazer com que o leitor tente interpretar tais poemas, limitando com isso o sentido plural dos textos poéticos. Assim, pretendo apenas colocar algumas questões curiosas que poderão suscitar no leitor o desejo de refletir sobre os poemas lidos, e também ajudá-lo em sua leitura, e impedir que sejam levantadas hipóteses equivocadas.
Primeiro, o fato de essa obra ser intitulada como “Rabiscos Poéticos”, não significa, necessariamente, dizer que os poemas contidos nela são os únicos feitos por mim até o dia em que foram publicados, embora, sejam os primeiros entre outros primeiros. Ou seja, eles foram selecionados para compor meu primeiro livro. Os outros poemas que tenho guardado serão publicados em breve, em livros que ainda estão sendo organizados de acordo com a temática.
Os poemas selecionados para o livro “Rabiscos Poéticos” são poemas que me agradam muito, e foram escritos sem intenções literárias, em momentos de inspirações poéticas, o que não impede que o leitor encontre neles alguma qualidade literária.
O poema “Rabiscos” que é o primeiro lido pelo leitor, enquanto esse folheia a obra, foi escrito no dia em que a obra seria publicada, inclusive esta já estava pronta. Recentemente, esse poema foi selecionado e será publicado pela
CBJE (Câmara Brasileira de Jovens Escritores), na Antologia “Com amor &
Com