Maria
CURSO PEDAGOGIA MARIA APARECIDA OLIVEIRA
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE EDUCATIVO
GOIÂNIA
2014
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE EDUCATIVO
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização e didática na Educação Infantil, Arte, educação e música, Ludicidade e educação, Prática pedagógica interdisciplinar e Seminário interdisciplinar IV.
GOIÂNIA
2014
INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta umaabordagem sobre a importância de proporcionar experiências artístico-estéticas na formação da criança no ambiente escolar, para isto torna-se necessário à formação estética do professor,com a finalidade de construção e aquisição do conhecimento através da criticidade e respeito das experiências estéticas. No primeiro momento, fizemos a escolha do artista plástico Candido Portinari para uma pesquisa sobre suas obras, sua vida e sua contribuição como grande pintor. Esta escolha foi motivada por ser brasileiro e um dos maiores artista plástico reconhecido mundialmente e suas obras retratarem quadros de infância. Realizamos uma releitura tridimensional do quadro “Meninos soltando pipas”.
No segundo momentofizemos um texto argumentativo discorrendo sobre a importância de proporcionar estas experiências para as crianças, com objetivo de perceber a arte com um ato reflexivo, deixando de ser tratada como uma prática de lazer, tanto que apresenta aspectos de consistência teórica, metodológica, conceitual e tem parâmetro legal nas propostas curriculares como a Lei de Diretrizes e Bases, Referencial Curricular Nacional e Parâmetros Curriculares Nacionais.
RELATO DA EXPERIÊNCIA Escolhemos para nossa releitura tridimensal a obra “Meninos Soltando Pipas - 1943) deCândido Portinari considerado um dos