o Romantismo
O termo Romantismo faz referência à estética definida pela expressão da imaginação das emoções e da criatividade individual do artista. Representa uma ruptura com os padrões clássicos de beleza.
2.A força dos sentimentos
Até o século XVIII, a arte sempre esteve voltada para os nobres e seus valores. Quando o burguês conquistou o poder político, precisava criar as suas referências artísticas e definir padrões estéticos nos quais se reconhecessem e que o diferenciassem da nobreza deposta. É nesse contexto que o movimento romântico surge, provocando uma verdadeira revolução na produção artística.
Para romper com a postura racional da estética árcade, o movimento romântico interpreta a realidade pelo filtro da emoção, combinada à originalidade e ao subjectivismo. A expressão das emoções definirá os princípios da nova produção artística.
A estética romântica substitui a exaltação da nobreza pela valorização do indivíduo e de seu carácter. Em lugar de louvar a beleza clássica que exige uma natureza e um físico perfeito, o novo artista elogia o esforço individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco a pouco os valores burgueses vão sendo apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam a ser produzidas.
3.O Romantismo e o Público
O público que lê os textos românticos tem um perfil bem mais heterogéneo do que o público de séculos anteriores, que vivia