Considerações de risco internacional
- O risco cambial é o risco de que uma variação inesperada da taxa de câmbio entre o dólar (U$D) e o real (R$) reduza o VPL dos fluxos de caixa de um projeto. Ao iniciar a viabilidade de um projeto, é necessário que sejam verificadas todas as variáveis em relação a esse projeto. Podem ser necessários investimentos de ordem internacional, muito utilizados com maquinários especializados feitos em outros países. Caso haja a necessidade de importar equipamentos, devem ser inseridos todos os cálculos referentes á nacionalização da mercadoria, ou seja, cálculos para liberação do seu uso aqui no Brasil. Em relação á negociação deste maquinário é importante se atentar a certos aspectos referentes ao câmbio, pois pode ser utilizado o chamado “Câmbio Travado”, onde é negociado o valor do câmbio com o banco de maneira fixa, e quando vier a fatura você sabe qual o valor que irá pagar na moeda local (R$ - Reais ) devido a conversão, ou “câmbio flutuante ou futuro” onde somente se conhecerá o valor em reais a ser pago no momento do vencimento da fatura e dessa forma correrá o risco de pagar mais, caso a moeda convertida esteja mais desvalorizada, ou menos caso hava uma valorização na moeda convertida.
Com o câmbio travado, os valores não se alterarão, o que dá mais segurança no momento dos cálculos. Com o câmbio futuro, os valores podem variar para mais ou menos do que o esperado, o que pode trazer uma redução ou aumento do custo, tornando o VPL maior ou menor.
- O risco cambial de longo prazo pode ser minimizado financiando-se o projeto no todo ou em parte em moeda local. Quanto