Administração
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA BRASILEIRA
ANÁLISE DA ESTRUTURA ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL BASEADO NO FILME “TROPA DE ELITE 2”
BOA VISTA
2012
Os atuais problemas econômicos, políticos e sociais do Brasil relacionam-se a maneira em que o país conduziu seu processo de desenvolvimento, bem como foi introduzido no capitalismo. Em grande parte da história, o Brasil estava inteiramente voltado a atender as demandas dos países desenvolvidos, com poucas (ou quase nenhuma) políticas focadas no desenvolvimento interno, visando apenas o enriquecimento, seja ele lícito ou ilícito. Desta forma, criou-se uma cultura “negativa” e peculiar no Brasil, como a permissividade que o povo local tem diante das atitudes que lhes são impostas, a preocupação em obter o “lucro pelo lucro” e o uso da “máquina” pública para interesses pessoais. A forma como os colonos, e, posteriormente, os brasileiros conduziram este país, foi determinante na formação da estrutura política, econômico e social vigente.
No filme “Tropa de Elite 2”, aborda-se a situação de uma estrutura política defasada, visando o enriquecimento próprio, interligando os poderes executivo, legislativo e judiciário com fins pessoais. Esta prática é muito comum no Brasil, tendo casos semelhantes sendo noticiados diariamente. Conforme Sócrates, a política tem como objetivo sumário a busca pela felicidade coletiva, ou seja, o bem comum da sociedade em geral, a promoção de justiça social, a criação de oportunidades, entre outros.
Divergindo desse conceito, atualmente, a política se resume ao uso da “máquina” pública para benefícios pessoais, criando um sistema vicioso. Para exemplificar este caso, o filme apresenta um esquema político, com o uso indiscriminado da polícia militar e do poder legislativo, que oferece serviços básicos à população de comunidades carentes (gás, água, telefone, TV a cabo) com preços exorbitantes, por meio de um monopólio comercial. Desta forma, os envolvidos