CONSIDERA ES SOBRE O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
18/04/2013 10:01:00
Desde o momento de sua concepção até a sua morte, os seres humanos passam por processos de desenvolvimento. O campo do desenvolvimento humano é o estudo científico desses processos e seus estudiosos investigam como as pessoas mudam ao longo da vida, seja pelas mudanças anatômicas ou fisiológicas ocorridas no corpo, ou pelas modificações nos processos cognitivos e na atribuição de diferentes papéis ao longo da vida.
Papalia et al (2006), definem o desenvolvimento humano não apenas como o estudo científico de todos processos de mudança que ocorrem ao longo do ciclo de vida humano, mas também de sua estabilidade nos diferentes ciclos.
“O estudo do desenvolvimento humano tem aplicações práticas, como ajudar as pessoas a lidar com as transições da vida, por exemplo, uma mudança de emprego ou de carreira” (COLE & COLE, 2003). Além, de ser essencial para a compreensão de como aprendemos os modos de saúde e como lidamos com aspectos do adoecimento nas diferentes fases.
O desenvolvimento é caracterizado pelo aumento da capacidade do indivíduo para realizar, progressivamente, funções em maior grau de complexidade. Processo que engloba aspectos biológicos, próprios da espécie e do indivíduo, e os fatores culturais, próprios do meio onde o sujeito está inserido. A aquisição de novas habilidades, dentre elas o cuidado consigo mesmo e com os outros, está relacionado com as vivências experienciadas dentro do seu grupo social e não apenas como uma característica particular de uma faixa etária.
Como o processo do desenvolvimento é contínuo, observamos suas transições pelas mudanças ocorridas, divididas em dois tipos essenciais de forma processual: quantitativa ou qualitativa.
• As mudanças quantitativas são as que podemos mensurar em números, como observamos nas questões do crescimento ponderal (peso e altura) ou até mesmo na quantificação de novas palavras adquiridas no vocabulário de uso de uma