Via Subcut Nea
As Aplicações de medicação na via subcutânea consistem na introdução do medicamento no tecido adiposo, logo abaixo da pele. É injetada pequena quantidade de medicamento líquido (0,5 a 2,0 ml) . O medicamento é absorvido lentamente para dentro dos capilares próximos, conferindo efeito prolongado do medicamento.
Locais De Aplicação:
Face anterior da coxa; na Parede abdominal, delimitar a região demarcando um círculo de 4cm de diâmetro ao redor do umbigo que nunca deverá ser puncionada; Região lombar e glútea; Face externa anterior e posterior do braço.
Medicamentos subcutâneos não são feitos para serem injetados no músculo e, caso sejam, o resultado poderá ser um sangramento no tecido muscular. Especialmente se o medicamento tem propriedades que afinam o sangue.
Administração de medicamentos via intramuscular (IM)
A aplicação de medicação intramuscular consiste na introdução de liquido dentro da massa muscular. As injeções IM podem ser bastante dolorosas ou desconfortáveis porque penetram profundamente nas camadas musculares, que são bastante inervadas por fibras sensitivas. A injeção IM está associada a um maior risco de lesão em nervos e vasos sanguíneos se um vaso sanguíneo for perfurado durante uma injeção. A injeção intramuscular mal aplicada pode causar: Dor intensa e endurecimento do local da injeção, Vermelhidão da pele; Diminuição da sensibilidade no local da aplicação; Inchaço na pele no local da injeção; Paralisia ou necrose.
Locais de aplicação: Região deltóidea (músculo deltóide), Região dorso glútea (músculo glúteo Maximo), Região ventroglútea (músculo glúteo médio e mínimo), Região face ântero-lateral da coxa (músculo vasto lateral)
A aplicação intramuscular deve ser indicada quando: Necessitamos de medicações de ação rápida porem não imediata.
Para a administração de substâncias irritantes (aplicadas sempre profundamente no músculo); Introdução de substâncias de difícil absorção, como metais