Análise semiótica do clipe musical “70 Million”
“70 Million”
Este trabalho tem como objetivo analisar o vídeo clipe da música
“70 Million” da banda
Hold Your Horses com base nas teorias semióticas de Charles Sanders
Peirce.
Hold Your Horses é uma banda de Paris em que todos os integrantes são suecos e as músicas são cantadas em inglês. O grupo é influenciado pelo bluegrass e pode ser considerado uma bigband , já que conta com sete integrantes e diversos instrumentos, como: violino, violoncelo, clarinete, trompete e tubas. A página deles possui mais de 13 mil curtidas no facebook e o vídeo no youtube já conta com mais de 2 milhões de vizualizações.
O clipe
“70 Million” foi lançado em 2010 e se utiliza da arte para sua divulgação. No decorrer do vídeo, podese observar que a banda, de uma forma humorada, recria quadros famosos de artistas renomados, como Van Gogh, Leonardo da Vinci,
Mondrian, Rembrandt, Picasso, Caravaggio, entre outros mestres da história da arte. O vídeo clipe não deixa de ser um produto publicitário, já que ele se utiliza dos meios audiovisuais para propagar o artista/banda, ou seja, ele serve como o meio de comunicação da banda com o seu público de interesse. A análise deste produto, será feita com base nas teorias semióticas de Peirce. Segundo
Charles Sanders Peirce
, o homem dá significados à tudo aquilo que o cerca através de uma tríade (Primeiridade, Segundidade e Terceiridade). É é nestes pilares que toda a sua teoria se baseia.
A Primeiridade está relacionada ao ícone e é uma sensação não visível, tênue. É tudo que imprime graça e um colorido delicado ao nosso consciente, aquilo que está em nossas mentes no instante presente, imediato, o entendimento superficial de algo, ou seja, a primeira sensação sentida.
"Consciência em primeiridade é