conservação urbana
A primeira etapa do processo de urbanização brasileira ficou caracterizada pelo crescimento urbano extensivo -horizontal- onde a expansão da mancha urbana se deslocou dos centros criando uma imagem semelhante a tentáculos. Esta expansão ocasionou vazios na mancha urbana. A partir de então foi seguido o modelo de centro-periferia que determinou a apropriação social, política e econômica dos habitantes. O centro passou a ser o local onde se concentraram as principais atividades comerciais, habitações de maior valor enquanto a periferia serviu de abrigo de imigrantes, loteamentos populares ou clandestinos sem infra-estruturas necessárias, serviços precários e grande densidade.
Na segunda etapa, em meados de 70 e se intensificando em 80, ocorreu o processo de verticalização das moradias, também chamado de crescimento urbano intensivo -vertical- que foi estimulado pela migração intra-urbana e ascensão social onde as pessoas buscavam status.
Numa terceira etapa -nos anos 90- quando as taxas de crescimento urbano diminuíram, a migração intra-urbana se fortaleceu.
2. Quais os dois principais conceitos que devem nortear uma proposta de planejamento à luz da conservação integrada urbana? Disserte sobre eles e exemplifique aplicando-os em áreas do Recife.
Conceitos importantes para nortear uma proposta de planejamento são conservação e transformação, o que nos leva a pensar nos termos permanência e mudança. A metrópole possui diversos tempos que se sobrepõem e atuam sobre ela e por estar condicionada ao que foi no passado e aberta àquilo que será no futuro, e sendo uma unidade da diversidade, concluímos que ela está em constante mudança. A metrópole é formada por inúmeros centros históricos que juntos atuam com seus diversos tempos no artefato final metrópole. Por possuir essa variedade cultural