CONSERVAÇÃO DO VOLUME - JEAN PIAGET
Aluna: Ana Paula Batista
Disciplina: Teoria da Aprendizagem e Desenvolvimento
Professor: David S. Bruniera
Turma: 1º ano de Letras.
Referências
GOOLART, Iris Barbosa. A avaliação do Desenvolvimento Lógico com Base nas Experiências Piagetianas. In:______. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 14 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. (p. 86-89). BOCK, Ana M.B; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L.T. A Psicologia do Desenvolvimento. In:______. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. Refor e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002. (p. 97-106).
CONSERVAÇÃO DO VOLUME
Jean William Fritz Piaget nasceu em 09/08/1896 em Neuchâtel, na Suíça e faleceu em Genebra em 17/09/1980 com 84 anos. Jean Piaget foi um biólogo e psicólogo. Seu conhecimento em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa e propôs a existência de quatros estágios:
1º- Sensório Motor - que dura do nascimento até o segundo ano de idade. Nesse período a criança busca adquirir controle e aprender sobre os objetos que a rodeiam, baseiam-se em percepções sensoriais e esquemas motores.
2º- Pré – Operacional - a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete em média. Esse período é marcado pelo aparecimento da linguagem oral.
3º- Operatório Concreto – dura dos sete aos onze anos de idade. Nesse período a criança começa a lidar com conceitos como os números e relações. Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente, o que coincide com o início da escolarização formal.
4º- Operatório Formal – desenvolvido a partir dos doze anos de idade em média. Nesse período o adolescente começa a raciocinar lógica e sistematicamente, ocorrendo a libertação dos pensamentos das amarras do mundo concreto permitindo ao adolescente pensar e trabalhar não só com a realidade concreta,