metodo clinico
“Todo o método de estudo está relacionado com os problemas que se querem resolver. Estes problemas estão orientados pelas perspectivas epistemológicas que podem ser mais ou menos explicitas. As hipóteses de Piaget são o interacionismo e o construtivismo, neste contexto, o Método Clínico se situa nesta perspectiva.” (Parrat, 1998)
O Método Clínico Experimental de Jean Piaget apresenta-se aqui como possibilidade investigativa do nível de pensamento da criança e seu potencial criativo e cognitivo. Conhecer o nível de pensamento de uma criança é importante pois, nos dá a possibilidade de interferências criativas, pela visão construtivista, provocando com reflexões as desacomodações necessárias para avançar aos níveis subseqüentes de pensamento.
Desenvolvimento Piaget iniciou um método de conversar com as crianças, para tentar aprender a sequência dos seus pensamentos. Ao invés de contabilizar o número de respostas pré-determinadas como corretas, sistema comum dos testes já existentes, Piaget fixou-se na análise das justificativas que as crianças davam ao responder suas indagações, iniciando assim o seu método clínico, que passou por várias etapas até chegar a sua forma final. Este método consiste num diálogo com a criança, de forma sistemática, de acordo com o que ela vai respondendo ou fazendo. Em certas situações cumpre uma tarefa, em outras explica algum fenômeno físico ou biológico.
O método clínico é, então, um procedimento de entrevistas com crianças, com coleta e análise de dados, onde se acompanha o pensamento da criança, com intervenção sistemática, elaborando sempre nova perguntas a