Cons
713 palavras
3 páginas
ervação da superficiReferencias: Manual Prático do Psicopedagogo Clínico Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico Provas operatórias;Terra. Márcia Regina: O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET.
Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso em: 2013-05-13.
Conservação da superfície de Jean Piaget
Por meio da aplicação das provas operatórias, teremos condições de conhecer o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do sujeito. Sua aplicação nos permite investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação à sua idade cronológica, ou seja, um obstáculo epistêmico.A aplicação das provas operatórias tem como objetivo determinar o nível de pensamento do sujeito realizando uma análise quantitativa, e reconhecer as diferenças funcionais realizando um estudo predominantemente qualitativo.
Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta. Além disso, conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de reversibilidade, i.e., "a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor)", tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.
Conservação de superfície e um experimento apresentado por Piaget, seu foco é o conservação do espaço ou superfície, despertando na criança a Conservação de volume espacial- Inicialmente antes dos 7 anos a criança é incapaz de dissociar altura e volume, comprimento que instala por volta dos 7 anos, para reconstruir uma casa