Trabalho
MASSA ESPECÍFICA DOS GRÃOS CONFORME A NBR 6508
CEZAR VICTOR DIAS JORDANA PERES DE CARVALHO RENATA CRISTINE VALADARES
PATOS DE MINAS ABRIL DE 2013
1. INTRODUÇÃO
Os solos são compostos por de três elementos: ar, água e sólidos. Normalmente torna-se necessário encontrar relações de um determinado material, separando-os dos demais. Isso acontece quando achamos o teor de umidade, o índice de vazios e a massa específica dos grãos, que nos dá informações novas e importantes e que expande nosso conhecimento de determinado solo. No caso da massa específica dos grãos, definida como (g/ cm³), podemos obtê-la através de ensaios regidos pelas NBR 6457/1986 e NBR 6508/1984.
2. OBJETIVO
O objetivo deste relatório consiste em determinar a massa específica dos grãos de solo de acordo com a NBR 6508/84
3. MATERIAIS UTILIZADOS
4.1. Solo: O material foi retirado da obra em andamento na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fatima HNSF.
4.2. Balança:
4.3. Dispersor: Aparelho de dispersão, com hélices metálicas substituíveis e copo metálico.
Imagem I – Aparelho dispersor 4.4. Bomba de vácuo: equipamento utilizado para criar um vácuo num determinado sistema. No ensaio realizado, ela retira o ar presente na amostra para que o ar não interfira no objetivo de determinar a massa específica dos grãos.
Imagem II – Bomba de vácuo
3.5. Picnômetro: equipamento utilizado para determinar a massa específica de líquidos e sólidos. É feito de vidro possui baixo coeficiente de dilatação térmica e a água é a substância padrão nele utilizada.
Imagem III – Picnômetro
4. PROCEDIMENTOS
* Peneirar material na peneira 4,75 mm (material passante). * Realizar ensaio do Teor de umidade. * Separar 60g se o material for arenoso. * Separar