Conservação de recursos naturais
INSTITUTO DE FLORESTAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
IF 102 – CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
EFEITO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES
Abril 2013
SUMARIO
1) RESUMO (MAXIMO UMA PAGINA E EM PARAGRAFO ÚNICO)
2) INTRODUÇÃO
A ação do homem sobre a natureza nos últimos tempos gerou uma influência significativa sobre o equilíbrio natural do planeta. As mudanças climáticas estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, relacionadas à globalização e ao desenvolvimento dos países.
Desde o início da Revolução Industrial as concentrações de Gás Carbônico na atmosfera aumentaram 30%, concentrações de Metano duplicaram e as concentrações de Óxido Nitroso cresceram 15% (RICHIERI, 2007). O Dióxido de Carbono (CO2) é produzido naturalmente através da respiração, pela decomposição de plantas e animais e pelas queimadas naturais em florestas. Fontes antropogênicas de dióxido de carbono são: queima de combustíveis fósseis, mudanças na vegetação, como o desflorestamento e queima de biomassa. Estas fontes antropogênicas têm contribuído em grande escala para o aumento de mudanças na composição dos ambientes, que podem ter impactos significativos no acúmulo de carbono e na biota de diversas florestas.
Gases como Dióxido de Carbono, Metano e Óxido Nitroso já estavam presentes na atmosfera antes mesmo da Revolução Industrial que ocorreu em meados do século XVIII. Com o desenvolvimento tecnológico, além do aumento do nível dessas substâncias, houve o aparecimento de novas substâncias químicas na atmosfera, como os Clorofluorcarbonos e Hexafluoreto de Enxofre, que possuem forte impacto ambiental, aumentando o efeito estufa e destruindo a camada de ozônio que envolve a Terra.
Na tentativa de se estabelecer metas para frear as mudanças climáticas diretamente ligadas à ações antropogênicas, alguns acordos foram firmados. Em junho de 1992, durante a “Cúpula da Terra”, no