EIA RIMA PCH - Conservação de Recursos Naturais
1 - INTRODUÇÃO
A internacionalização das exigências ambientais serviu não somente como mecanismo para a classificação de padrão sustentável, mas também para que as empresas carreguem um lema de ecologicamente correta como tem sido um dos requisitos básicos para que essas permaneçam no mercado, atentando para o melhoramento da gestão de seus recursos.
Ao longo dos anos, a sociedade tem acumulado consciência da importância da conservação dos ecossistemas, o que tem incentivado forças de maior pressão junto ao governo, a instituições públicas e a empresas a adotarem novas posturas. Neste sentido, a
Educação Ambiental que tem início desde o ensino fundamental é uma forma crescente que desperta a massa crítica com a conscientização dos cidadãos em relação aos possíveis impactos provocados mediante a instalação de empreendimentos. O acesso a esse tipo de conhecimento é possível por meio dos Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), uma linguagem mais informal do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). O RIMA é o material ao qual o público terá acesso, numa linguagem mais informal e acessível, contendo quadros, mapas, gráficos e outras técnicas, necessárias ao entendimento das influências ambientais do projeto (impactos). Já o EIA é mais teórico, numa linguagem técnica e abrangente, com informações sigilosas a respeito da atividade a ser empreendida como um todo.
Diante disso, esse se apresenta como o RIMA para o empreendimento de uma
Barragem e a sua casa de força, com o objetivo de identificar as ações mitigatórias e compensatórias da atividade. Assim, reflete como cumprimento de uma obrigação legal aos trâmites da legislação vigente, sendo verificadas quais ações contempla o projeto e considerando as variáveis internas e externamente a serem afetadas, pois esse empreendimento gera impactos ao entorno. Cópias deste relatório permanecerão à disposição dos interessados.
No âmbito, uma empresa precisa acreditar que suas ações não são apenas interesse de seus clientes, mas