Conservação de alimentos por pulso elétrico
Método de conservação por Pulso Elétrico (CEPAI)
Paraíso -To
2014
Método de conservação por Pulso Elétrico (CEPAI)
Campos elétricos pulsados de alta intensidade (CEPAI) constituem um método não térmico de conservação para alimentos em substituição à pasteurização tradicional e a esterilização comercial (BINOTI et al; 2009). Consiste em submeter o produto a campos elétricos de alta intensidade (5-55 kV/cm), repetido muitas vezes durante intervalos de tempo muito pequenos (micro segundos),com a finalidade de inativar enzimas e destruir microrganismos (CRAVO et al; 2009).
Objetivo
O desenvolvimento de pulsos elétrico de pequena duração tem como objetivo minimizar o efeito Joule (calor) e portanto diminuir os efeitos indesejáveis do calor nos alimentos. Quanto aos atributos de qualidade, a tecnologia por pulso elétricos é considerada superior ao tratamento térmico convencional porque evita ou reduz as mudanças nas propriedades sensoriais e físicas dos alimentos. Embora isso já esteja comprovado, os efeitos químicos e nutricionais do pulso elétrico devem sempre ser levados em conta antes do seu uso em alimentos. (CRAVO et al; 2009)
Equipamentos e funcionamentos
Alguns aspectos importantes na tecnologia por pulso elétrico são: a geração de altas intensidades elétrica, o desenho da câmara que deve conceder tratamento uniforme aos alimentos com aumento mínimo na temperatura, e a disposição dos eletrodos que minimizam o efeito da eletrolise. O conceito de pulsos elétrico é simples: a energia elétrica em níveis de baixa potência é arrecadada durante um período prolongado e armazenada num condensador. Essa mesma energia pode então ser descarregada quase instantaneamente em elevados níveis de poder. A geração de CEPs requer dois dispositivos principais: uma fonte de energia pulsante e uma câmara de tratamento, que converte a tensão em CEPs.(CRAVO et al 2009). A câmara de tratamento estático de CEP