BIOLOGIA CELULAR
ALUNA: Cristiane Schroder
CURSO: Agronomia
TURMA: 1A
Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente. A planta resultante dessa inserção passa a ser denominada "geneticamente modificada", ainda que todas as culturas sejam modificada geneticamente a partir de seu estado silvestre original: por domesticação, seleção ou cruzamentos controlados por grandes períodos de tempo. O grande salto da engenharia genética - que possibilitou o aparecimento dos transgênicos - começou no final da década de 70 com a manipulação do código genético, que permite a indução de uma célula a realizar uma função para a qual ela não estava programada.
RESPONDER AS PERGUNTAS ABAIXO:
1) O QUE SÃO TRANSGÊNICOS?
R: Os transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório, onde se altera código genético de uma espécie com introdução de uma ou mais sequências de DNA
(genes) sendo elas de origem animal ou vegetal.
2) O QUE SÃO ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)?
R: Organismos Geneticamente Modificados são aqueles organismos que adquiriram, pelo uso de técnicas modernas de engenharia genética, características de um outro organismo sem a inserção de genes externos.
3) QUAIS SÃO AS TÉCNICAS MAIS CONHECIDAS PARA OBTENÇÃO DAS
PLANTAS TRANSGENICAS? DESCREVA RESUMIDAMENTE AS MAIS IMPORTANTES TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO.
R: A obtenção de plantas transgênicas baseia-se em três etapas. A primeira é a obtenção do gene a ser incorporado, o qual é normalmente encontrado na natureza e deverá ser isolado dos demais genes do organismo doador. Ele deve ser então incorporado em vetor para se processar a transformação.
A Segunda etapa consiste na técnica de introdução do gene na planta receptora. Três são os principais métodos a transformação via Agrobacterium, biobalística e eletroporação.
Na transformação