Consequências da Industrialização
O homem iniciou o processo de devastação ambiental principalmente no século XX, embora tenha começado durante a Primeira Revolução Industrial.No decorrer de aproximadamente 100 anos o homem usou a natureza e seus recursos de forma desordenada e inconsciente quanto à preservação dos mesmos.Atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. A poluição ocorre de diversas formas, tais como do ar, atmosfera, águas, solos, entre outras, além da degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária.Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo.
Em 1972 a ONU organizou a I Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, que resultou na criação de órgãos de proteção ambiental em diversos países. Durante muito tempo estes órgãos se ocupavam apenas de fiscalizar o atendimento dos padrões ambientais estabelecidos. Por sua vez as empresas potencialmente poluidoras estavam preocupadas unicamente em atender à legislação ambiental. À medida que os problemas ambientais ficaram mais evidentes e a idéia de qualidade total no setor produtivo ganhou consistência, se percebeu que o controle de impactos ambientais só seria efetivo através de um Sistema de Gestão Ambiental.
Importância da Indústria
A Revolução Industrial causou um grande impacto na sociedade. Pode-se dizer que em todos os setores da sociedade houve mudanças, principalmente na economia, no modo de produzir e na organização do trabalho. A forma das pessoas se relacionarem. A urbanização veio junto com a Revolução Industrial, as duas andam lado a lado. Por si só a Urbanização é um fenômeno social. As ciências sociais se viram diante de algo nunca visto. Daí veio a necessidade de se procurar dar conta do "novo", elaborar novas teorias e tudo mais.
Solução para amenizar o impacto