Consequência das chuvas levi
APRESENTAÇÃO 2
INTRODUCÃO 3
PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CHUVAS 4
TEMPORAIS 5
ÍNDICE PLUVIOMÉTRO 5
TIPOS DE CHUVAS 6
IMPORTÂNCIA DA CHUVA 7
CONSEQUÊNCIAS DAS CHUVAS 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho procura abordar de forma clara e objectiva, alguns tópicos do fenómeno chuva. Falando do conceito, formação, tipos de chuva sua importância, e consequências.
INTRODUCÃO
Chuva é um fenómeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra.
A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água. Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve cai durante o fenómeno da precipitação.
Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenómeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo. A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta.
PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CHUVAS
Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água. Quanto mais escura for a nuvem mais carregada de vapor de água condensado está. Ao atingir altitudes elevadas ou, ao encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água (líquida); Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.
Gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajectória de queda, ou por outros fenómenos. Quando duas pequenas gotas de água se unem formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenómeno denominado coalescência.
Nem toda chuva atinge a superfície: algumas evaporam-se enquanto ainda estão a cair, este fenómeno recebe o nome de virga e. Em