PRÉ-PROJETO: EROSÃO ACELERADA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITAPURANGA
LEVI JÚNIO DE CAMARGO
PRÉ-PROJETO:
EROSÃO ACELERADA EM ÁREAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE CERES (GO) PROVOCADA PELO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR
ITAPURANGA
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITAPURANGA
LEVI JÚNIO DE CAMARGO
PRÉ-PROJETO:
EROSÃO ACELERADA EM ÁREAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE CERES (GO) PROVOCADA PELO CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa em Geografia I do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga, para a obtenção da nota do quarto bimestre com a orientação da professora Marlene Alves Pinho Moreira.
ITAPURANGA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A erosão é um processo mecânico que age em superfície e profundidade, em certos tipos de solo e sob determinadas condições físicas, naturalmente relevantes, tornando-se críticas pela ação catalisadora do homem. Traduz-se na desagregação, transporte e deposição de partículas do solo, subsolo e rocha em decomposição pelas águas, ventos ou geleiras.
O trabalho trata da erosão em ravinas e voçorocas provocadas pelo cultivo da cana-de-açúcar em vertentes localizadas em áreas de Cerrado no município de Ceres, Goiás. A pesquisa compreenderá, num primeiro momento, a caracterização geomorfológica das áreas, visando entender os processos geomorfológicos atuantes no local. Num segundo momento será analisada as modificações dos processos morfogenéticos decorrentes do uso da terra, considerando duas áreas amostrais com usos diferenciados buscando compara-las. PROBLEMÁTICA
O constante processo de cultivo da cana-de-açúcar tem provocado mudanças morfogenéticas no solo, perde sua resistência, ficando arenoso, e sua fertilidade.
Quando o solo perde sua utilidade para o cultivo as empresas apenas “perdem seu