geografia
1. No mapa a seguir estão delimitadas, de forma aproximada, as grandes zonas climáticas verificadas numa das grandes regiões brasileiras. Sobre esse assunto, podemos afirmar:
0-0) a faixa climática 0 notabiliza-se por apresentar um déficit hídrico e chuvas concentradas no inverno, em face da intensa atuação local dos ventos alísios de sudeste.
1-1) a faixa climática 1 propicia o surgimento de uma cobertura vegetal xerófila, aberta, de caráter caducifólio.
2-2) a faixa climática 2 corresponde a uma das áreas xéricas da região; trata-se de um espaço dominado por um clima, cujo regime de chuvas é determinado pelas invasões da Zona de Convergência Intertropical.
3-3) a faixa climática 3 apresenta um regime de chuvas de outono-inverno; essas chuvas são dominantemente produzidas pelas ondas de leste e pelas invasões da Frente Polar Atlântica.
4-4) a faixa climática 4 destaca-se por apresentar uma grande homogeneidade pluviométrica e um mesmo regime de chuvas.
Resposta: FVFVF
Justificativa:
0-0) Falso. Essa área mencionada não apresenta déficit hídrico. Além disso, as chuvas não se concentram no inverno.
1-1) Verdadeiro. A faixa climática 1 corresponde ao semi-árido e, portanto, apresenta uma vegetação xerófila: as caatingas.
2-2) Falso. O sul da Bahia é uma área das mais úmidas do Nordeste brasileiro. O regime de chuvas da área não é determinado pela Zona de Convergência Intertropical.
3-3) Verdadeiro. As chuvas na área concentram-se no outono-inverno e são produzidas por dois sistemas atmosféricos: as ondas de leste e a Frente Polar Atlântica.
4-4) Falso. A área apresenta grande heterogeneidade pluviométrica, e tem diversos regimes de chuvas.
2. A organização econômico-espacial do Brasil, nas últimas décadas, teve o seu dinamismo controlado por processos de ordem espacial, de ordem econômico-social e de ordem político-estratégica. Dentre as principais características dos processos de ordem espacial, podem ser mencionadas:
0-0) ampliação e diversificação