Conselhos, associações e sindicatos - eng. civil
CONSELHOS
Devido à extensão no campo de engenharia civil, é difícil supervisionar e concretizar todas as ocupações dessa área. Para isso, existem os conselhos, que têm como função de uma forma geral, verificar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício e as atividades dos profissionais de engenharia, sempre orientando-se para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável. No intuito de realizar essas ações, existem o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) a nível federal, e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) a níveis estaduais.
Fonte: http://www.creasp.org.br/institucional/o-que-e-o-crea-sp
SINDICATOS
Os sindicatos de uma profissão têm como principal função, acompanhar a política e o desenvolvimento do país, ajudando o sindicado verificar as iniciativas governamentais e a propor questões pertinentes em cada setor trabalhista corresponde junto à sociedade e aos poderes Executivo e Legislativo. No caso dos engenheiros, para executar essas funções, existem principalmente dois sindicatos que se destacam: o Sindicato dos Engenheiros (SEEs) e o Sindicato da Indústria da Construção (SINDUSCON), que envolve não só os engenheiros, mas todos aqueles envolvidos em uma construção. Em ambos os sindicatos as representações são independentes em cada estado.
Fonte: http://www.seesp.org.br/site/institucional/conselho-tecnologico/historia-e-atuacao.html
ASSOCIAÇÕES Associações, segundo o art. 53 do Código Civil Brasileiro, “constituem-se pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos” e que tenham um objetivo em comum. Elas são sociedades de cunho científico, criadas com a meta de ajudar os profissionais e estudantes com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos. No Brasil, existem várias associações que desenvolvem atividades