Conselho
Vem do Latim ( Suffragium ), é um direito público subjetivo de natureza política, que tem o cidadão de eleger um candidato em uma eleição, ( ou seja o poder que temos nas urnas )
Para aqueles que são a favor do sufrágio, de todas as formas de designação de homens capacitados para o governo, esta é, atualmente é a melhor forma de eleger um candidato, pois é pela maioria do povo , e em tese a possibilidade de fraude nas urnas é bem menor.
Para aqueles que não são a favor do sufrágio, (geralmente são conhecidos como inimigos do regime democrático), essa não é a melhor forma de expressar a aceitação ou não do povo, de uma forma geral a visão deles é que o povo não sabe escolher os candidatos mais capazes para participar de um governo, pois a população não tem total capacidade para acompanhar os conflitos sociais, econômicos, jurídicos e até filosóficos que o estado moderno enfrente.
Conflitos de Doutrina: Temos duas visões, Sufrágio como DIREITO e sufrágio como FUNÇÃO.
Aqueles que acreditam no sufrágio como direito, admitem que se apóie na tese da soberania popular, onde cada indivíduo integrante da coletividade política representa uma parte ou fração da soberania.
Aqueles que acreditam no sufrágio como função, seguem a tese da soberania nacional onde o povo é apenas um instrumento que serve a nação para eleger o corpo representativo.
Tipos de Sufrágio:
Sufrágio Restrito – é aquele que ocorre restrição ( ou seja os indivíduos que não possuem uma certa capacidade intelectual e financeiro, são considerados INCAPAZES de participar de desse grande evento que é a Eleição.
Sufrágio Universal - é aquele que ocorre com a mínima restrição possível ,onde essas restrições são pela nacionalidade ( ou seja somente os indivíduos que nasceram no local podem participar do processo eleitoral ).
Sufrágio Censitário – é aquele que somente uma parcela restrita da população pode votar. ( Ou seja cidadãos que atendem certos critérios como condição