teorias de Kotler e Drucker
Se existe uma pessoa que pode ser chamado de pai da Administração, esse é Peter Drucker. Conhecido pelos seus vários conceitos que são a base da gestão moderna, Drucker que foi um filósofo, escritor, professor e economista durante 60 anos, escreveu mais de 30 livros e mudou a vida dos administradores. Ele utilizou ensinamentos passados em administração como as teorias de Taylor, Ford, Fayol, Elton Mayo entre outros, e criou a chamada Teoria Neoclássica. A teoria Neoclássica utiliza o conceito de Ênfase na pratica, ênfase nos princípios gerais de gestão, ênfase nos objetivos e resultados, além de utilizar dos princípios clássicos da administração em linguagem atual, que são: planejamento, organização, direção e controle. Mas entre todos esses conceitos, sua principal contribuição para a administração foi a ideia de que as pessoas são a principal parte da empresa, uma de suas frases para esse fato era: “o empregado deve ser visto como recurso pela empresa e não como custo”, ou seja, não deve ser olhado como uma “ferramenta com salário a ser pago”, mas sim como um ativo intelectual da empresa. Peter Drucker foi uma pessoa com uma visão diferenciada para cenários futuros como ninguém jamais foi, além da habilidade de transformar assuntos complexos e explicá-los a quem precisasse, com simplicidade e para fácil compreensão. É capaz que ninguém mais contribua tanto para a administração como ele,que com certeza merece ser chamado de “O pai da Administração”.
Teorias de Phillip Kotler
Considerado um Guru na área do marketing, Phillip Kotler, 83, é considerado o maior nome do marketing atual, suas teorias são estudadas e utilizadas em empresas e universidades por todo mundo.
Apesar da idade, Kotler viaja pelo mundo dando palestras, ajudando empresários com seu vasto conhecimento sobre a área. Em Setembro de 2014, esteve em São Paulo, abordando os novos desafios do marketing e o caminho a ser traçado pelas empresas.
Citarei algumas de suas