Conselho Municiapal
O Conselho Municipal de Saúde de Serrolândia foi implantado em 20 de Fevereiro de 1998, sob a Lei 102/98. Serrolândia possui em sua sede, além do Hospital Municipal, uma Unidade Saúde da Família (USF), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Saúde, que funciona em um local provisório durante a construção do local permanente. Em três povoados que circundam a cidade são encontradas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serrolândia possui também a Equipe Multidisciplinar, composto pelo Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista, que ainda está no processo de formação e organização.
O Conselho Municipal de Saúde de Serrolândia é composto por dez membros que são divididos em Servidores Públicos e Usuários. Os Servidores Públicos são: Representante da Secretaria Municipal de Saúde; Representante da Secretaria Estadual de Educação; Representante da Secretaria de Finanças; Representante da Secretaria de Saúde do Estado e Representante do Servidor Municipal. Os Usuários são representados por: Associações Comunitárias; Entidades Patronais; Igreja Católica; Igrejas Evangélicas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Um dos problemas relatados pela Secretária de Saúde é a dificuldade de reunir até mesmo os próprios membros para os encontros.
As reuniões acontecem, ordinariamente, uma vez por mês, porém, não existe uma data certa estabelecida. Está sendo analisada a proposta de serem feitas as reuniões na segunda terça-feira do mês. Quando há necessidade, são feitas reuniões extraordinárias. Um problema relatado é a falta da Participação Popular, que geralmente só se faz presente para apresentar críticas desconstrutivas. Sempre que é definida a data do encontro, a população é avisada por meio da Rádio COmu