Conselho de administração
Aluna: Kelly Barreto de Lima
O Conselho de Administração é um órgão deliberativo representante dos interesses dos acionistas, superior à Presidência, Vice-Presidência e Diretoria do Grupo, cuja missão consiste em zelar pela segurança e favorável evolução dos valores patrimoniais da Sociedade.
Compete-lhe fixar e aprovar as políticas e objetivos maiores da Sociedade deve ser sentida como um organismo permanente de disciplina e de avaliação da Diretoria.
O cenário econômico atual tem evidenciado uma forte concentração das empresas sob o controle de poucos grupos empresariais ou mesmo indivíduos, o que torna as empresas mais complexas em termos de suas estruturas e processos.
Como conseqüência de colapsos significativos de corporações na década de 1980, e novamente no começo deste século, as empresas descobriram o conceito de Governança Corporativa.
É nesse contexto que encontramos a importância do Conselho de Administração em uma empresa, como órgão encarregado não apenas de auxiliar à diretoria na elaboração das estratégias, mas também de definir, orientar e supervisionar os executivos quanto aos parâmetros de valores a serem considerados na definição dessas estratégias.
O estudo do Conselho de Administração encontra-se no contexto da
Governança Corporativa. Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – a Governança Corporativa é “o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” (IBGC, 2004).
COMPETÊNCIA LEGAL
Compete ao Conselho de Administração:
1. Fixar a orientação geral dos negócios da Companhia
2. Eleger e destituir os diretores da Companhia e fixar-lhes as atribuições,