Consciência Negra-
CURSO DE HISTÓRIA
ENSINO MÉDIO
CONSCIÊNCIA NEGRA
BIANCA EVELLYN
IGOR ARAUJO
LETICIA RIBEIRO
LIANDRA SOUZA
MARCELA MENDES
VITÓRIA SALES
SÃO PAULO
2014
Consciência Negra
No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, data que ficou marcada pela morte de um grande herói brasileiro: Zumbi dos Palmares.
Zumbi nasceu num quilombo, mas ainda criança foi capturado por um grupo de perseguidores. Foi vendido a um padre, por quem foi ensinado a ler e a escrever. Com o tempo que viveu com o padre aprendeu um pouco sobre a cultura dos “brancos”. Quando adolescente sentia necessidade de lutar por sua liberdade e decide retornar a Palmares. Grande estrategista tornou-se o líder que desafiou o sistema de escravidão em Pernambuco, chegando a invadir fazendas e libertar escravos com seu exército negro. Temido pelos senhores, louvado pelos escravos. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695 lutando por sua liberdade.
A escravidão dos negros começou quando os europeus sentiram a necessidade de expandir suas terras utilizando-se então da mão-de-obra escrava dos africanos e das culturas nativas encontradas nas terras exploradas. A escravidão, principalmente com os africanos, foi muito severa. Cabia aos homens os trabalhos mais pesados e para as mulheres destinavam-se os serviços domésticos e também serviam como amas de leite. Nas fazendas, o lugar destinado aos escravos chamava-se senzala, lugar livre de qualquer luxo e com condições precárias. Aos escravos que resistiam as ordens dos senhores havia as mais severas punições, que poderiam ser desde chibatadas até mesmo a morte. Os escravos eram vendidos e transportados no convés de navios, extremamente lotados e sem condições de higiene, alimentavam se de farinha e carne seca. Poucos chegavam aos seus destinos vivos.
Mesmo oprimidos, os escravos não deixavam suas culturas de lado, mostrando de maneira discreta sua resistência. Importante comentar que nesse