Consciência negra
A influência africana na dieta do brasileiro possui dois aspectos. O primeiro diz respeito ao modo de preparar e temperar os alimentos. O segundo, à introdução de ingredientes na culinária brasileira.
A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira.
Alguns pratos típicos
• ACARAJÉ
Bolo de feijão temperado e moído com camarão seco, sal e cebola, e frito com azeite de dendê.
MUNGUNZÁ
Alimento preparado com milho em grão e servido doce(com leite de coco.
VATAPÁ
Papa de farinha-de-mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida com peixe e crustáceos.
CUSCUZ
É uma herança dos povos islamizados da África, e é composto de farinha de trigo ou de arroz e servida com carne e verdura, já as nossa cozinheiras introduziram leite de vaca e leite de coco mais carne-seca e o torresmo como complemento.
• BOBÓ
Pequeno bolo de massa de feijão mulatinho cozido em água, com sal e banana-terra, a que se junta azeite-de-dendê, podendo ser comido com farinha-de-mandioca.
CARURU
Comida feita a base de quiabo cortado, fervido e temperado com camarões secos, azeite-de-dendê, cebola e pimenta.
QUIBEBE
Papa ou purê de abóbora (jerimum) com leite.
ARROZ-DE-HAUÇÁ
Arroz cozido em apenas em água, que pode ser servido com picadinho de carne-seca frita com molho de pimenta. 2.sem o molho de pimenta, comida oferecida ao orixá oxalá.
ABARÁ
Bolo de feijão-macaça preparado com azeite-de-dendê, envolvido em folha de bananeira e cozido em banho-maria.
ACAÇÁ
Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatapá ou caruru. Preparado com leite de coco e açúcar, é