Consciência Constitucional
Consciência constitucional é conhecer literalmente a constituição, é saber que temos direito e principalmente deveres, que somos indivíduos que vivemos em sociedade e por isso nenhum ser humano é superior a outro, mas que somos todos iguais. E no momento em que os indivíduos passam a ter essa Consciência Constitucional todos os atos passam a serem pensados de uma forma onde eles não se choquem com o que esta sendo determinado por ela. E é através deste meio também que os poderes norteiam, pois eles não poderem ferir o que está determinado na Constituição.
2 Qual a maior vantagem, em sua opinião, de uma consciência constitucional nos momentos de grave perturbação da ordem pública ou de instabilidade política e social que por ventura possam ocorrer em nosso país?
Segundo Dalmo de Abreu Dallari no livro Constituição e Constituinte a Constituição é legítima e justa, quando contém os princípios e as diretrizes que permitirão solucionar os conflitos respeitando sempre os direitos e a dignidade de cada um e fazendo prevalecer sempre a justiça. A solução sendo assim não será ditada pela força de alguma das partes ou por um arbitrário sentimento de justiça de quem tiver o poder de decidir.
Sendo assim nos momentos de grave perturbação pública, uma sociedade que tenha consciência constitucional, não será subjugada ao uso arbitrário do poder, pois cada pessoa exercerá vigilância sobre a constitucionalidade dos atos, e os que afrontarem a Constituição Federal serão rejeitados imediatamente pelo povo. Além disso, o conflito será solucionado de uma forma que atenda ambos os lados e não somente uma das partes.
Uma sociedade consciente dos seus direitos e deveres, é mais resistente ao uso arbitrário do poder. Elas acabam não só fiscalizando, mas também servindo como
Guardiãs para que a Constituição Federal seja cumprida sem violações.
A CF deverá sempre ser o ponto de referência obrigatório, elemento unificador,