CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA
A Conscientização é muito debatida atualmente em sala de aula, pois com a evolução da sociedade vieram também formas comportamentais não aceitas, que transformam nossasociedade numa grande cadeia de agressividade, discriminação, preconceito e racismo. Logo dentro de uma escola, cabe a transformação, a socialização e a reeducação de sujeitos que futuramente colocarãoem prática tudo aquilo aprendido em sala de aula. Neste plano de ação irei sugerir moldes de atividades lúdicas que prendam a atenção do aluno e que dê retorno rápido e prático no âmbito escolar,familiar e social.
É de extrema importância que o pedagogo esteja realmente preparado para lidar com situações de racismo e preconceito seja ela qual for, uma vez que diversos fatores tomam conta dasituação precisando envolver um trabalhar em conjunto com a família, o que deve ser ressaltado que a escola não deve jamais andar em disparate com a família, precisam caminhar sempre juntas para o sucessode seus educandos. O objetivo deste plano de ação é demonstrar a importância da ação do pedagogo na intervenção através de elementos que minimizem os resultados de discriminações e preconceito dentroda escola, visa também conscientizar os alunos que a violência verbal ou física por fatos discriminatórios também são proibidos penalmente, e que sempre precisam vigiar suas ações. Objetivaincentivar ações que trabalhe a conscientização, o respeito, a harmonia e a participação conjunta dentro de uma escola.
As ações seriam direcionadas por séries, para que o aproveitamento seja maior. Para ainteração dos alunos é de extrema importância que a atividades sejam prazerosas, deixando de lado o paradigma do quadro e do giz apenas. Com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental é precisoum cuidado maior, pois estão em fase de desenvolvimento de suas ideias e de suas críticas. Nestas séries é importante ressaltar o trabalho em equipe. A missão seria de os alunos construírem