CONQUISTAS NA ÁSIA
Os indianos passam a comprar os tecidos ingleses, o que levou sua indústria à ruína e reduziu sua economia à agricultura. A dominação inglesa estendeu-se ao ensino, à língua, ao controle dos meios de transporte e comunicação e ao campo religioso. Em 1857, um conflito entre indianos e ingleses explodiu e rapidamente contou com a adesão de todos os que eram contra o imperialismo britânico. Ficou conhecido como Revolta dos Cipaios, que eram os soldados indianos que formavam as tropas da Companhia das Índias Orientais, sob o comando inglês. A revolta dos nativos teve como pretexto o emprego de um selo com a figura de uma vaca, animal sagrado na Índia. Em 1858, a rainha Vitória deu liberdade de culto e proibiu a discriminação de raça ou religião na escolha de funcionários na Índia. Por essas realizações, foi proclamada imperatriz da Índia, em 1877.
Apesar das concessões, os indianos continuaram discriminados e submetidos às autoridades inglesas. A Guerra do Ópio A China, maior potência da Ásia, começou a sofrer ameaças a partir do momento em que os ingleses avançaram no território asiático, no final do século XVIII.
Os ingleses compravam chá chinês e vendiam ópio produzido na Índia e na Birmânia para a China, o que levava a população chinesa ao vício e o país, à crise econômica. Para pagar o ópio, os chineses usavam barras de prata e, por mais que exportassem, não conseguiam equilibrar os gastos com impor-tação. Preocupado