Conotação e Denotação
CURSO DE LETRAS
Loan Leblon Almeida Ferreira de Souza
Rafael Delboni Ribeiro
Semântica: A Contextualização Sentido
São Vicente
2012
UNIBR – FACULDADE SÃO VICENTE
CURSO DE LETRAS
Loan Leblon Almeida Ferreira de Souza
Rafael Delboni Ribeiro
Semântica: Conotação e Denotação
São Vicente
2012
Introdução
A semântica é o estudo da significação dos vocábulos e de sentidos por que esses mesmo vocábulos passam (Bechara, 2001). A história, o contexto social, a posição geográfica, são fatores que influenciam no sentido, tanto na construção do texto, quanto na sua compreensão por parte de quem o recebe.
Essa transformação é possível pela interação entre as pessoas que utilizam a linguagem. E a assimilação de novos sentidos para um mesmo discurso acontece todos os dias.
Segundo Bechara (2001) “polissemia é o fato de um vocábulo ter mais de uma significação e é base de muitos jogos de palavras”. Isso inclui sentido próprio e figurado, sinonímia (apesar de possuírem o mesmo significado podem ter sentidos diferentes), e conotação e denotação.
Nem sempre é fácil distinguir discurso conotativo e denotativo. Essa diferença se torna mais clara quando há um compartilhamento de ideias entre autor e leitor. Mas existem elementos que em algum momento da comunicação podem distorcer, deformar, dicotomizar o sentido do que foi dito ou escrito. Quais são esses elementos e como funcionam, é o nosso tema de pesquisa.
Este estudo percorre o caminho da construção da conotação no texto, fundamentado nos estudos de Koch quanto à coerência e a coesão textual, Pêcheux e a percepção e a estrutura gramatical de Bechara. Buscamos neste trabalho encontrar as ferramentas necessárias para auxiliar tanto na intencionalidade do autor como para guiar o leitor na interpretação do discurso, e as veremos aplicadas nos textos