conotaçao e denotaçao
Varíola é uma doença grave e contagiosa provoca por vírus.
.Os sintomas da varíola surgem geralmente após 12 a 14 dias depois do contágio pelo vírus e no começo são muito semelhantes aos sintomas de uma gripe. Alguns desses sintomas podem ser: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dores no corpo e de cabeça, vômitos, diarreia, dor nas costas, dores fortes de barriga, sangramento excessivo, delírios, convulsões.
Gravidade: Com o evoluir da doença, vão surgindo lesões na pele, em forma de bolhas, contendo pus, começando na região da boca. Em poucos dias se espalham para o resto do corpo e provocam coceira intensa e dor. Estas bolhas estouram passado algum tempo e provocam úlceras na pele, que sangram, acabando por secar e forma crostas na pele. Por vezes, os indivíduos ficam com a pele cheia de lesões e desfigurados.A varíola pode provocar complicações graves nos pacientes como encefalite, infecções nos ossos, pneumonia, cegueira ou, até mesmo, a morte.
Existem duas formas de varíola:
- A varíola maior que é uma doença grave que pode ser fatal em indivíduos que não foram vacinados.
- A varíola menor é uma infecção mais ‘calma’ que raramente causa morte.
Histórico: Surgido na Índia, tendo sido a responsável mais provável da epidemia misteriosa catastrófica ocorrida em Atenas que matou um terço da população, no ano de 430 a.C., dando início ao declínio dessa civilização democrática. A epidemia terá surgido de novo nos séculos II e III, matando grande proporção da população totalmente não imune do Império Romano. Nesta situação de debilidade, os povos germanos e outros teriam encontrado a oportunidade de se estabelecer nas terras quase vazias devido à epidemia no império, de início com a aquiescência dos oficiais romanos, desesperados com a queda dos rendimentos fiscais.
Só depois desta época teria sido a varíola frequente na Europa, e naturalmente atingindo as crianças não imunes, ao contrário das epidemias raras, que matam os