CONJUNTURA ECON MICA
QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)
A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise dasEstruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
R: Diante do texto lido, a afirmação para a estrutura de mercado que mais se encaixa é o Oligopólio, exemplo disso é a fusão da Sadia com a Perdigão. Apesar do CADE combater estetipo de mercado e impedir que isso aconteça sabemos que não tem outra saída para o pais a não ser aceitar as regras das grandes organizações. Atualmente a maioria da fatia do mercado está centrada em um numero pequeno de empresas contolando quase a totalidade do mercado. Outro exemplo as companhias de cimento, que atualmente no pais temos apenas três onde detém todo o mercado da construção civil. Além disso o forte bloqueio de entrada de concorrentes é grande, não permitindo que tenham acesso ou uma entrada facilidade, e para finalizar tem uma forte tendência de concentração de capitais através de fusões.
QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)
Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagenspara o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
R: A utilização de fusão pelas grandes empresas, tem duas vertentes vantagem e desvantagem. A vantagem está na redução de custos operacionais, marketing entre outros. Agora, a desvantagem é bem maior, pois haverá uma concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos, ou seja, um controle monopolista do mercado em que está sendo fundido. Na atual conjuntura da nossa economia temos um alto índice de consumo, o que para estas empresas é bom, pois passa a produzir pouco forçando o aumento de preços dos produtos. Enquanto o consumidor não para de consumir