Trabalho De Conjuntura Econ Mica
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GRASIELA RODRIGUES AMORIM PERON
MÁRCIA LÉA DOS REIS BORGES
TRABALHO DE CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
ANÁLISE ECONÔMICA DO CHILE
São Leopoldo
2014
1. Introdução
O Chile, localizado na América Latina, é um país de extrema importância para a conjuntura econômica do Sul do continente e também para os demais, o mesmo possui terras ao longo das cordilheiras dos Andes, e vem se destacando dos demais, por seu caso de sucesso de crescimento econômico e diminuição da pobreza durante os últimos anos.
A população possui uma cultura rica e diversificada, tendo como tradições populares as festas pátrias, os rodeis Chilenos, e a vindima.
O país já enfrentou um longo período de estagnação entre 1810 e 1830, durante a guerra de independência, e também foi fortemente atacado pela posterior crise de 1929, já nos anos 70 a 80, o país enfrentou um período de grande pobreza a hiperinflação.
Contudo, a história econômica do país, começou a tomar um novo rumo a partir dos anos 90, graças a uma reforma política e ao aumento significativo da exportação de minérios, recurso abundando no país. Atualmente o país possui uma das economias mais estáveis da América Latina, e por este motivo terá suas conjunturas apresentadas neste trabalho.
2. Análise dos dados
O Chile está localizado na zona meridional do continente americano, ao longo da cordilheira dos Andes, o Chile faz fronteira com o Peru, Bolívia e Argentina, atualmente o país possui cerca de 17,4 milhões de habitantes que estão distribuídos em 757 mil quilômetros quadrados.
O país possui recursos abundantes de cobre e salitre de onde é extraído o iodo, sendo o único país onde é possível extrair salitre em sua forma natural, e cerca de 30 a 40% da população trabalha no campo.
O PIB Chileno totalizou 268,10 bilhões de dólares no ano de 2012, apresentando um crescimento de 5,5% comparado com o ano anterior,