Conjunto Miguel Alemán
O Conjunto Residencial Presidente Miguel Alemán, também conhecido como Multifamiliar Miguel Alemán, é um complexo residencial localizado na Colonia Del Valle, ao sul da Cidade do México. É o primeiro pedido formal atribuída aos princípios do funcionalismo de Le Corbusier, projeto baseado na Cité Radieuse em Marselha, França.
O Multifamiliar Miguel Alemán, constituiu apartir de sua criação uma revolução na forma como fazer cidades devido às suas ousadas propostas urbanísticas e seu design deslumbrante, que o levaram a um dos marcos arquitetônico do século XX e uma das obras-primas da arquitetura mexicana contemporânea.
“O multi” chamado carinhosamente por seus vizinhos, quebrou paradigmas de planejamento que a Cidade do México teria para seu desenvolvimento, porque, até então, era uma cidade horizontal onde os edifícios mais altos não atingiam os dez andares, uma cidade que alcançava apenas 1 milhão de habitantes, mas para o grande desenvolvimento econômico que significava para nosso país, aquelas décadas (40 e 50 anos), com o chamado “ Desenvolvimento de Estabilização” foi deixando para trás seu espírito provinciano para tornar-se rapidamente uma das maiores cidades do mundo . Isso, juntamente com a crescente migração de pessoas da áreas rurais para áreas urbanas em busca de empregos, com a consequente falta de moradia digna para os novos trabalhadores, motivo que em 1947 o famoso arquiteto mexicano Mario Pani foi confiado para construir uma unidade habitacional no terreno que anteriormente era ocupada pelo Rancho Santa Rosa, na esquina da Coyoacán e Félix Cuevas. Esta unidade seria inicialmente composta de 200 casas, mas Mario Pani convenceu a então Direção de Pensões Civis e Aposentadoria (agora ISSSTE) para construir apenas 25% do terreno com edifícios de 13 andares para fazer mais de 1000 apartamentos e deixar os 75% restantes para áreas verdes, proporcionando aos moradores do “multi” uma das maiores