Conjugado
O conjugado (também chamado de torque, momento ou binário) é a medida do esforço necessário para girar um eixo.
C F d onde: C conjugado (ou Torque), Nm;
F força, N; d distância da aplicação da força, m.
Conjugado de Partida
Conjugado de partida é o torque ou força de Arranque para a partida de um motor elétrico. Por ter que vencer a inércia do motor parado, esse conjugado de partida é sensivelmente maior do que o valor nominal de conjugado para a velocidade normal do motor. O conjugado não é constante do movimento da partida até que a velocidade nominal seja alcançada. Essa variação chama-se curva de conjugado, cujos valores são expressos em porcentagem em relação ao conjugado original, ou seja, com relação ao conjugado na velocidade a plena carga. Cada motor tem sua própria curva de conjugado. Essa curva varia com a potência e a velocidade do motor. Assim, em motores de velocidade e potência iguais, mas de fabricantes diferentes, geralmente a curva do conjugado é diferente.
- Pode ser calculado pela fórmula:
M = 9,55 . P(W)/n (em newton/metro)
Nessa igualdade, M é o Conjugado (momento); P é a potência; n é a rotação.
Conjugado em motor trifásico
O enrolamento do rotor do motor trifásico é distribuído por todo o seu perímetro. Cada condutor atravessado por corrente, deste enrolamento, está sujeito a uma força de repulsão do campo magnético. Todas as forças são aplicadas perimetralmente e em direção tangencial. Produzirão, portanto, um momento tangencial, conforme mostrado na Figura 6. O momento devido aos pares de forças com linha de ação paralelas, de mesma intensidade e sentido opostos é chamado de binário ou conjugado (de torção)
As correntes no rotor defasam de um ângulo , em atraso, sobre as f.e.m. induzidas no rotor ( ), em virtude da impedância dos enrolamentos ou barras do rotor.
O conjugado desenvolvido no rotor é proporcional ao produto do fluxo, pela corrente e pelo cosseno do ângulo de defasagem:
sendo - constante -